quinta-feira, 27 de março de 2014

CURSO DE NOTEBOOK

Introdução às Ondas

Natureza das Ondas
Onda é uma perturbação que se propaga, transmitindo e nergia sem transportar matéria. As ondas podem ser originadas a partir de fenômenos mecânicos ou eletromagnéticos.

 

Ondas Mecânicas

São ondas constituídas por impulsos mecânicos, que se propagam através da vibração das partículas, as quais formam o meio em que os impulsos se propagam. As ondas mecânicas não se propagam no vácuo, que é o exemplo do som.

 

Ondas Eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas constituem a energia elétrica que é utilizada pelos equipamentos elétricos e eletrônicos em geral. Para esta onda ser criada, é necessário existir um campo magnético e um campo elétrico, dispostos um perpendicularmente ao outro.

 

Campo magnético

 Quando um corpo está sob influência de uma força magnética, existe então um campo magnético.
Ao aproximar um imã de um metal, haverá uma atração entre esses dois corpos, o que quer dizer que o metal está inserido no campo de força do imã, e que portanto está sendo atraído.

 

Campo elétrico

 É constituído a partir da aceleração de cargas elétricas. Também pode influenciar outros corpos que estiverem dentro do seu campo de força, através da atração e repulsão do mesmo. Quando os campos elétrico e magnético se propagam em planos espaciais perpendiculares, constituem então uma onda eletromagnética. Todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo, à 300.000 Km/s, que é a velocidade da luz. Deste ponto em diante será dada ênfase ao estudo das ondas eletromagnéticas, devido a sua extrema importância para os equipamentos elétricos e eletrônicos, assim como para os computadores.


Formatos de Onda
Os sinais elétricos podem ser analisados graficamente através do formato de suas ondas, que são visualizadas através de um equipamento chamado osciloscópio. Através dele, podemos observar várias características de uma onda, bastando aplicar a sua ponta de prova no circuito eletrônico, realizar alguns ajustes em seus recursos e então a onda será apresentada no CRT (tubo de raios catódicos), que é um pequeno monitor de vídeo.

 As ondas eletromagnéticas podem ser contínuas ou alternadas, dando origem a correntes contínua e alternada, respectivamente.

 

Composição da Onda

 A região mais alta da onda, isto é, o maior valor de amplitude é denominado de crista ou pico da onda. A região mais inferior da onda, isto é, o menor valor de amplitude é denominado de vale. Acima do eixo do tempo, a amplitude é positiva e abaixo do mesmo, a amplitude é negativa. Portanto, também está correto determinar que a onda tem picos positivos e negativos, que correspondem à crista e ao vale respectivamente.

 

Amplitude da Onda
O eixo vertical do gráfico abaixo representa o valor da amplitude da onda, cuja a unidade é o Volt, logo a amplitude da onda representa a tensão do sinal elétrico.

Nenhum comentário: